domingo, 7 de setembro de 2014

Renovação Carismática (RCC)



Recentemente participei de um evento com um grupo de Renovação Carismática, me flagrei emocionada, arrepiada, tocada com tudo aquilo que eles iam dizendo. Resolvi pesquisar, me aprofundar mais nesses conhecimentos. Talvez alguns coroinhas achem que devam saber apenas dos objetos e paramentos litúrgicos, talvez achem que saber ajudar o celebrante é o que precisam fazer apenas. Sim, naquele momento temos a função de auxiliá-lo, entretanto é sempre para nós mesmos, aprofundarmos a nossa fé. 
 "O vigor e os frutos da Renovação certamente atestam a poderosa presença do Espírito Santo na Igreja durante esses anos que se seguiram ao Concílio Vaticano II. Graças ao Espírito, a Igreja mantém constantemente sua juventude e vitalidade. E a Renovação Carismática é uma eloquente manifestação dessa vitalidade nos dias de hoje, uma vigorosa afirmação do que "o Espírito está dizendo às Igrejas"(Apoc. 2.7), na medida que vamos nos aproximando do fim do segundo milênio."
 A Renovação Carismática Católica é um movimento da Igreja Católica surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhada por todo o mundo. A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.
O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos.
A RCC, em fidelidade à Igreja, prega que o pecado é a fonte de todos os males existentes na sociedade. Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar pecados e que, para isso, basta que o homem arrependa-se diante dele e busque a prática do Sacramento da Reconciliação.
A RCC considera como bem maior para a vida do ser humano a Eucaristia, que é o Sacramento no qual está a presença real de Jesus Cristo. Há no movimento também uma forte devoção a Santíssima Virgem Maria, de quem se busca a intercessão junto a Jesus e também como modelo de entrega, esperança e confiança no Deus Criador.
Segundo à RCC, o "Espírito Santo", que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, habita dentro de cada ser humano. Nele estaria o desejo da prática do bem e da santificação. O Espírito Santo é descrito como 'conselheiro', 'consolador' ou 'auxiliador'. Também como defensor Paráclito, guiando os homens no "caminho da verdade e da justiça". Desse modo, nas reuniões chamadas "Grupos de Oração" é muito comum a prática do "dom de línguas". Acredita-se também na ocorrência de visões e profecias de origem sobrenatural, que transmitiriam mensagens de Jesus, bem como a realização de curas espirituais ou físicas e outros milagres.